top of page

Como usar a lista de aves identificadas durante o passeio

Após a vivência com a Passarus Birdwatching, você recebe um link com a lista de aves identificadas durante a atividade. 

Você pode ter dúvidas sobre as informações contidas neste link e não saber  interpretar e fazer o melhor uso destes dados.

 

Para sanar possíveis dificuldades, elaborei este artigo que vai te ajudar a aproveitar ainda mais o birdwatching realizado aqui na Mantiqueira.

tangará

O QUE SÃO AS LISTAS

Durante a passarinhada, toda ave observada ou ouvida no trajeto foi listada em um aplicativo chamado eBird

Este aplicativo sincroniza as informações coletadas em sua plataforma, que funciona como um banco de dados
 que é armazenado pelo laboratório de ornitologia da Universidade The Cornell.

 

Informações como: cantos gravados, fotos captadas, detalhes observados, comportamentos, habitat, gênero e a maturidade dos passarinhos são submetidos ao eBird.

A FUNÇÃO DAS LISTAS CRIADAS NO EBIRD 

Seja com o objetivo de estimar as tendências populacionais das espécies ao longo do tempo, delimitar áreas prioritárias para conservação, ou ainda, entender as mudanças climáticas e seus efeitos na biodiversidade, os recursos do eBird são essenciais para fornecer dados a cientistas que desenvolvem pesquisas e projetos ambientais.

 

Além disso, como benefício próprio há o histórico das aves que ocorrem nesta localidade em determinadas épocas do ano. O que ajuda a saber quando é possível encontrar certas espécies, a frequência da biodiversidade do local e sua importância. 

 

Tal acessibilidade à ciência é essencial para nós termos noção dos resultados de nossas atitudes.

 

Assim é possível contribuir de alguma forma para a manutenção do meio ambiente.

COMO USAR E INTERPRETAR ESTES DADOS

Com esta lista você pode conhecer melhor as espécies que teve contato durante a passarinhada, ouvir seus cantos para memorização e reconhecer sempre que uma ave destas estiver próximo a você.

 

Ao estar na Mantiqueira, ou em outras áreas naturais, com o conhecimento da biodiversidade que há nestes ambientes, sua conexão com estes lugares será completa e profunda.

 

Para dar seus primeiros passos, nas imagens abaixo mostro onde há cada informação e link clicável:

birdwatching e ciência cidadã.jpg

AO ABRIR UMA IMAGEM

birdwatching e ciência cidadã 2.jpg
TREINAMENTO HAPPY BIRDING.jpg

Toda pessoa que sabe identificar aves com 100% de confiança pode colaborar com a ciência e auxiliar a conservação da natureza, ao criar e submeter listas para o eBird.

 

Independente se é em áreas naturais como parques estaduais, municipais, nacionais, ou centros urbanos e até mesmo na varanda/quintal de sua casa, assim como, no jardim de seu condomínio. Para iniciativas voltadas à conservação e pesquisa, toda informação é necessária. 

 

Além de tudo, identificar aves eleva nossa felicidade no dia-a-dia, favorece nosso bem estar ao alinhar o estilo de vida aos cuidados com a saúde mental, emocional e física. 

 

Saber contemplar os seres alados por identificá-los, potencializa a audição, visão e percepção sobre o meio ambiente.

Se você tem interesse em aprender mais sobre essa prática, te convido a conhecer o Treinamento Happy Birding.

 

 Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionado a uma página que explica todos os detalhes do THB. Inclusive, poderá ter uma visão geral do processo de identificação de aves para começar a praticar imediatamente, e assim, conhecer a biodiversidade que está ao seu redor por conta própria. 

PARA APRENDER MAIS E FAZER A DIFERENÇA

bottom of page