VEM PASSARINHAR NA
POUSADA TERRA DOS PÁSSAROS
UMA MANHÃ PARA SER RECORDAR O ANO TODO
BIRDWATCHING
Observar aves é a atividade ao ar livre que tem ganhado adeptos em todo mundo.
Mais que contemplar a beleza dos passarinhos, é observar a interação que esses animais têm com os ambientes, como se comportam e seus cantos.
Essas observações são importantes para o desenvolvimento de pesquisas científicas, e através de um aplicativo, ajudamos com a tecnologia ao enviar a lista de espécies que foram identificadas durante a passarinhada ao Laboratório de Ornitologia da Universidade The Cornell.
Tais informações nos ajuda a saber se a população de uma espécie em determinada localidades está aumentando ou diminuindo e se é necessário alguma iniciativa de conservação das aves que estão sofrendo declínio populacional ou ameaças de extinção.
O EFEITO BIRDWATCHING EM NOSSAS VIDAS
Como se bastassem tantos benefícios ao meio ambiente, o birdwatching causa efeitos que melhoram nossa qualidade de vida.
A prática que leva a aproximação com a biodiversidade estimula a concentração, atenção plena, visão, percepção sensorial, audição, reflexos e atividades físicas.
Observar aves inspira viver de forma leve com um estilo de vida que vai na contramão do estresse, ansiedade, perca de memória, déficit de atenção e até insônia.
COMO SERÁ A PASSARINHADA:
As primeiras horas do dia são as mais indicadas para a prática.
Este período é o momento no qual a avifauna está mais agitada para se alimentar, cuidar dos filhotes, construir ninhos e esticar as asas, conquistar um parceiro ou uma parceira e vocalizar.
Caminhamos devagar e com atenção aos movimentos e principalmente, a vocalização das aves. Pois a maioria é identificada através dos cantos e ao encontrá-las paramos para apreciá-las.
Após a atividade enviamos o link com a lista de espécies observadas durante a experiência.
O QUE TORNA A POUSADA TERRA DOS PÁSSAROS UM LUGAR TÃO ESPECIAL PARA OBSERVAR AVES ?
A Pousada Terra dos Pássaros tem uma variedade de ecossistemas que são atrativos às aves.
Como charco, a mata ciliar com seu riacho e os jardins, que são cuidados pelas mãos de Denise e Gustavo, os anfitriões deste paraíso.
Pela altitude e localização o espaço da propriedade possui condições para abrigar vasta biodiversidade.
Inclusive, a área que antes se resumia a um pasto, vem sendo recuperada com o replantio de centenas de mudas, que incluem principalmente espécies nativas, frutíferas e algumas espécies exóticas.
O QUE VOCÊ PRECISA PARA PARTICIPAR
Caso não possua binóculos ou monóculos, disponibilizamos equipamento para que você consiga realizar a atividade e aproveitar o máximo dessa manhã.
Estaremos disponíveis das 06:00 ao meio dia, então, se quiser começar o ano bem cedo ou dormir um pouco mais, fica a seu critério.
Prefira roupas confortáveis para caminhada com cores discretas e para maior conforto tenha um chapéu. Lembre-se de levar uma garrafinha de água.
O evento é exclusivo aos hóspedes da Pousada Terra do Pássaros.
Material pós atividade.
Evento exclusivo aos hóspedes da Pousada Terra dos Pássaros.
Equipamento de apoio para melhor proveito da passarinhada.
Condutores experientes na mata atlântica da Mantiqueira.
QUEM VAI TE ACOMPANHAR
DURANTE A PASSARINHADA
Bióloga e mestre em conservação da natureza, Rita trabalha desde 2016 com ecoturismo voltado à observação de aves na Serra Mantiqueira e além de condutora birdwatching em São Bento do Sapucaí, é idealizadora do projeto O Poder das Aves, no qual ensina ornitologia para identificação de aves por meio da internet.
Rita de Cássia Sousa
Pedro Ribeiro Neto
Educador ambiental e criado na Serra Mantiqueira, Pedro conhece os 4 cantos da segunda maior cordilheira de serras do Brasil. Atuou como condutor de turismo de aventura e montanhismo. Em 2020 se apaixonou pela observação de aves e passou a se dedicar profissionalmente. Além de fotógrafo de natureza é o proprietário da Rota das Araucárias.