TRILHA DA PEDRA DO FORNO
A BIODIVERSIDADE É O QUE FAZ VALER TODA A JORNADA
Quando alguém diz com orgulho que percorreu a trilha Pedra do Forno em 1 hora (ou menos) sinto um pesar pela pessoa, afinal, onde ela poderá descer do carro e já se encantar com estrelinha-ametista, sanhaço-de-encontro-amarelo e grimpeiro?
Não andamos rápido nem mesmo no pasto, pois foi naquela região que contemplamos um jovem gavião-pega-macaco desfilar próximo a rocha que lembra as antigas fornalhas feitas de barro (daí a origem do nome, Pedro do Forno).
Isto é apenas o começo da caminhada, ao entrar na mata nossa visão fica limitada pelos carafás, mas é por causa deste bambuzinho nativo das altitudes que podemos encontrar espécies como a borralhara-assobiadora, choquinha-carijó, cabecinha-castanha e cigarra-bambu.
A maioria das aves percebemos ao identificar os múltiplos sons da floresta. Então, se você gosta de fazer trilhas, deseja subir a Pedra do Forno mas não somente pela aventura, encontrou a opção certa.
Como funciona, especificações e valores
Data
Você escolhe - nossos roteiros são privativos para atender você e sua família.
Duração do Passeio
Duração média de 5 horas.
Percurso
3,2 km de extensão (ida e volta) por área aberta ensolarada, trilha florestal, trechos com "escalaminhada", via ferrata e topo de rocha.
Períodos Recomendados
Manhã: 06:00 às 11:00 (qualquer época do ano)
Tarde: 13:00 às 18:00 (outono/inverno)
Valor
-
R$ 160,00 por pessoa.
Mínimo de 2 participantes -
Para grupos solicite orçamento pelo Whatsapp
Incluso
-
Equipamentos para observação durante a atividade.
-
Perneiras e bastões.
-
Lista de espécies observadas.
Opcional
-
Lanche de trilha sem glúten e veganos (consulte disponibilidade e valores).
Transporte Não Incluso.
Para contratar o passeio, clique no botão abaixo e acertaremos os detalhes finais.
Material pós atividade.
Atividade privativa para pessoas do mesmo convívio.
Equipamento de apoio para melhor proveito da passarinhada
Condutores experientes na mata atlântica da Mantiqueira
QUEM PODERÁ TE ACOMPANHAR
Bióloga e mestre em conservação da natureza, Rita trabalha desde 2016 com ecoturismo voltado à observação de aves na Serra Mantiqueira. Além de condutora de birdwatching na região, é idealizadora do projeto O Poder das Aves, no qual ensina ornitologia para identificação de aves.
Rita de Cássia Sousa
Pedro Ribeiro Neto
Educador ambiental e criado na Serra Mantiqueira, Pedro conhece diferentes regiões da segunda maior cordilheira de serras do Brasil. Atuou como condutor de turismo de aventura e montanhismo. Em 2020 se apaixonou pela observação de aves e passou a se dedicar profissionalmente. Além de fotógrafo de natureza é o proprietário da Passarus Birdwatching e braço direito de Rita no projeto O Poder das Aves.