Atividade com crianças em Gonçalves (MG)
- Rita Sousa

- 1 de ago.
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de set.

Você já presenciou uma criança vidrada em uma tela? Momentos de real conexão — com os pais, com outras crianças ou com o mundo — estão cada vez mais raros.
A tecnologia hipnotizou as pessoas e está por toda parte. As telas cabem nos bolsos, estão nas mochilas das crianças, nas salas de aula, nos restaurantes e até mesmo nos momentos que deveriam ser só da família.
Sem perceber, fomos nos distanciando daquilo que somos por essência, Natureza.
A boa notícia? Existe um antídoto, e ele é mais simples do que você imagina.
Gonçalves Oferece Atividade para Crianças de um Jeito Diferente da Modernidade
Estamos presos nas telas. Essa frase soa quase como um diagnóstico clínico - da infância e da vida adulta.
Os olhos das crianças, que antes se encantavam com vaga-lumes, nuvens, árvores e com o voo dos passarinhos, hoje deslizam frenéticos em busca de recompensas digitais.
O que pouca gente percebe é que o afastamento da natureza está por trás de muitos problemas modernos como: ansiedade, hiperatividade, apatia, obesidade e dificuldade de concentração.
Esse fenômeno já tem nome:
Transtorno do Déficit de Natureza, como definiu o escritor e jornalista Richard Louv, autor do livro “A Última Criança na Natureza”.

Não se trata de uma doença clínica, mas de um fenômeno social que pode resultar em distúrbios emocionais.
O mais preocupante é que muitas crianças passam a acreditar que a natureza é algo distante, separado delas.
Quando, na verdade, somos todos natureza.
Essa desconexão com o mundo real (não digital) pode levar à nomofobia infantil, que é o medo irracional de ficar sem o celular ou sem acesso à internet.
Se você perceber que seus filhos verificam as notificações de forma excessiva; se irritam com facilidade; não se interessam por atividades sem o celular; apresentam dificuldades para dormir e passam o dia cansados, eles estão sofrendo com o uso desregrado da tecnologia.
Depender do celular para se sentir bem é uma condição que afeta não apenas crianças, mas toda a família, impactando a saúde mental e as relações sociais.
Para evitar que seus filhos cheguem a este ponto, é essencial oferecer atividades ao ar livre e que promovam a liberdade, estimulem a curiosidade e a sensação de pertencimento.
Não basta apenas “soltar” a criança para brincar em ambientes externos. É preciso facilitar uma vivência com profunda conexão, que a ajude a usufruir de seus sentidos: interagir com o mundo por meio deles, criar, descobrir, imaginar e se sentir parte de algo maior.

Tal transformação pode estar no canto de um chupim-do-brejo ou no voo da viuvinha.
Ao observar um beija-flor polinizar flores ou um casal de joão-de-barro construir o ninho, a criança desenvolve empatia, paciência e aprimora sua atenção — virtudes que tem se tornado raras na velocidade digital de hoje.
Pensando nesses desafios e sensibilizados com a situação, elaboramos o roteiro Natureza em Família.
Uma Proposta Simples: Observação de Aves com a Família em Gonçalves
Crianças e adultos que estão em Gonçalves (MG) podem aprender em conjunto, com a própria natureza e sentir os benefícios que a ciência comprova:
Crianças expostas à natureza desenvolvem mais empatia, criatividade, capacidade de atenção e resiliência emocional. - Biblioteca Criança e Natureza (2025).
Neste contexto, a observação de aves (birdwatching), desenvolve virtudes que não nascem dos tutoriais no YouTube.
É através do contato com o mundo natural, onde o imperceptível se revela aos poucos, conforme ficamos mais conscientes da capacidade de nossos próprios sentidos.
Isso estimula crianças a voltarem para casa mais curiosas e sensíveis.
E os pais? Redescobrem que o tempo juntos, sem pressa e sem tela, é uma forma de educar e aproveitar a vida com suas crianças.
Justamente, porque as aves são seres apreciados por todas as idades, o que torna a observação de aves excelente para crianças e adultos se divertirem juntos, em comunhão.
Gonçalves é Ideal para Observar Aves com Crianças
O clima ameno da cidade serrana de Gonçalves (MG) permite que a atividade de observar aves comece com tranquilidade, entre 8h e 9h, isso significa que aqui você não precisa madrugar.
A caminhada é lenta, sem metas. A intenção não é andar — é descobrir. O tempo é o da natureza, e quem conduz o ritmo são as aves.

Nossa equipe ensina como usar os equipamentos, escutar os sons da mata, perceber os movimentos e até identificar espécies escondidas na paisagem.
Quando a família já reconhece algumas aves, a emoção se torna ainda mais intensa.
Certa vez, uma família inteira ficou paralisada ao observar o beija-flor-rubi pairar sobre o brinco-de-princesa.
Natureza em Família - Atividade em Gonçalves com Crianças
Você não precisa ter experiência e nem mesmo binóculo, nós cuidamos de tudo. Disponibilizamos equipamentos e caderneta de campo para as crianças brincarem de cientistas.
Acolhemos cada família com cuidado, atenção e muito carinho.
- Na primavera e verão a atividade acontece pela manhã, com início entre 8h e 9h, mediante agendamento. Evitamos o período da tarde nesta época do ano, devido as chuvas.
- Durante o outono e o inverno é possível agendar a vivência no período da tarde, com início às 14h.
- Duração média: 3 horas.
O atendimento é privativo por família. A partir de 5 pessoas, 2 guias acompanham o grupo.

O que Esperar desta Experiência Familiar em Gonçalves (MG)
Esse passeio vai muito além de um capítulo na viagem até Gonçalves.
A proposta é criar uma memória afetiva de um dia na natureza — um dia em que a observação de aves foi descoberta como um vínculo familiar.
A experiência não se encerra ao fim da atividade. Ela passa a ser carregada nas lembranças mais valiosas.
Muitas crianças que passaram por essa vivência continuam observando aves com os pais no bairro onde vivem. Elas descobrem que a natureza está em toda parte — e que é possível se conectar a ela todos os dias.
A observação de aves se torna um antídoto contínuo ao déficit de natureza.
E é por isso que criamos este roteiro: como uma semente de transformação.
Para agendar o seu passeio, pressione o botão abaixo e acertaremos os detalhes finais pelo WhatsApp.

Se assim como Andréa, você valoriza e incentiva o contato das crianças com a natureza, compartilhe o vídeo (abaixo) com quem ainda não percebeu os riscos do uso indiscriminado das telas.




Comentários