Distante apenas 3 horas da capital paulista, há uma pequena cidade no sul de Minas Gerais conhecida como “A Pérola da Mantiqueira”. Gonçalves: O que fazer, qual melhor época para visitar e quais roteiros você precisa vivenciar.
Gonçalves, o que fazer neste destino na Serra da Mantiqueira?
Gonçalves tem menos de 5 mil habitantes e vive essencialmente do turismo. O grande diferencial está estampado no portal da cidade e faz referência ao que há de mais valioso por estes lados.
Há quem venha para as Montanhas de Minas justamente para se dar o luxo de não fazer nada, o que pode ser um baita desperdício, afinal, são poucos destinos turísticos que oferecem tantas opções com trilhas, cachoeiras, mirantes e florestas de altitude preservadas.
Os visitantes podem optar por caminhadas leves com baixa dificuldade técnica até opções mais desafiadoras com via ferrata.
Por onde for, você encontrará espécies ameaçadas de extinção, mas que em Gonçalves “tem de montão”. Não é à toa que o município inteiro faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias.
Então, é só separar uma bota, um chapéu e trilhar por uma paisagem deslumbrante? Se você procura somente o prazer do exercício num lugar lindo, claro que pode, mas na real, caminhar por caminhar você faz em qualquer lugar.
Em Gonçalves seus dias serão inesquecíveis e emocionantes se você se dedicar a conhecer, além dos lugares, a biodiversidade que há por aqui.
Em apenas uma manhã você pode aprimorar seus sentidos e construir novas percepções para um mundo imenso que se abre diante de ti.
Veja o que a Dafnes, disse sobre o que vivenciou na região.
Dentre as atividades para apreciação da biodiversidade, a mais popular é a prática da observação de aves (birdwatching), mas diante de tanta riqueza natural torna-se convidativo contemplar outras formas de vida.
Gonçalves, qual a melhor época do ano para curtir a natureza?
Há quem prefira a alta temporada de Gonçalves (outono/inverno), por causa do clima estável, o céu azul e o friozinho agradável.
Neste período do ano o sol nasce mais tarde, o que favorece curtir a noite diante da lareira, degustando um pinhão assado na brasa, ou fazer uma trilha noturna em plena lua cheia, seja para encontrar corujas ou apreciar o nascer do sol em mirante e passarinhar (claro).
Lindo amanhecer? Porém frio, então esteja muito bem agasalhado. As temperaturas chegam a abaixo de zero no inverno e deixam a paisagem ainda mais bucólica.
E esse clima serrano atrai turistas do mundo inteiro, então, se deseja aproveitar Gonçalves nesta época a dica é:
PROGRAME-SE
Alta temporada tudo é concorrido, não adianta reservar a pousada e escolher a atividade só quando estiver em Gonçalves. Você corre o risco de perder a oportunidade de viver uma experiência que merece.
Da mesma forma, não adianta marcar passeio e deixar a hospedagem para depois, há o risco de não conseguir pernoitar em local algum.
A Observação de aves na alta temporada da Mantiqueira.
A atividade para observar aves têm diferentes formatos e pode ser realizada em qualquer período do ano, só que durante outono/inverno fica muito fácil observar e fotografar aves diretamente em comedouros, que ficam repletos de passarinhos multicoloridos.
Essa forma de “passarinhar” é excelente para pessoas com dificuldade de locomoção e também para quem sonha em fazer aquela foto de pássaros raros.
Gonçalves durante a Primavera e o Verão, um destino recomendável?
Já na primavera e verão, há outras possibilidades e benefícios destas estações. Para começar, você pode escolher melhor onde irá se hospedar. Além de conseguir ótimos valores na estada justamente por ser baixa temporada.
Já a prática da observação de aves ganha mais sonoridade, pois é na primavera que a maioria das espécies estão em período reprodutivo e para o macho conquistar a fêmea tem que cantar bem, ou dançar, que é o caso do tangará.
E se na primavera tem construção de ninho, apresentações e namoros. Verão é momento de se encantar com o cuidado pela nova geração. É possível ver filhotes durante seus primeiros voos, os pais alimentando os pequenos e até mesmo interações entre diferentes espécies.
Isso para não falarmos das aves migratórias que aparecem especificamente em florestas de altitude nestes períodos do ano. Vale conferir o vídeo sobre estes fenômenos na Serra da Mantiqueira.
Enfim, se você não tem medo de chuva, quer economizar na viagem e ama observar os mais variados comportamentos, gravar cantos de aves ou fazer fotos das espécies com plumagem colorida e chamativa, o ideal é conhecer a natureza de Gonçalves durante primavera/verão.
Gonçalves, qual roteiro escolher?
Veja a seguir a opção mais indicada de acordo com sua disposição física.
A opção Despertar na Mantiqueira não envolve caminhada, é excelente para famílias com crianças de colo, pessoas com dificuldade de locomoção e também para quem busca observar as espécies em mirante, sem a preocupação de caminhar e concluir um percurso.
O roteiro Raridades da Mata Atlântica é recomendado para quem busca observar grande quantidade de espécies raras. Para se ter uma ideia, em uma caminhada de primavera já observamos 93 espécies diferentes no período da manhã (entre 5:30 às 11:30 horas).
Para você que deseja caminhar pelas trilhas clássicas de Gonçalves com diferencial da observação de aves, atuamos com a Pedra do Forno e com a Pedra da Balança. O melhor horário de início da atividade é com o raiar do dia, mas se você não quer acordar tão cedo, podemos nos encontrar mais tarde, entre em contato para garantir sua vaga.
Comments